ARTE - FASE ROSA - PABLO PICASSO

 Em tempos do filme Barbie, e o mundo rosa da Barbilândia, vamos conhecer um pouco da Fase Rosa de um dos artistas mais conhecidos no mundo, Pablo Picasso.

A fase rosa de Picasso foi marcada pelo uso de tons mais claros e leves, principalmente o rosa. Nesse período, que foi de 1904 até 1906, Picasso residiu em Paris, no bairro boêmio de Montmartre. A vida na região também influenciou Picasso, que retratou muitos acrobatas, bailarinas e arlequins.



PABLO PICASSO - Período Rosa – 1904 a 1906

Depois de mergulhar na melancolia de pedintes e da própria solidão, Pablo Picasso começou a ampliar sua gama de cores.

Vale ressaltar, que a divisão entre os períodos foi algo posterior à execução das obras por Picasso. O artista e seus contemporâneos não faziam este recorte histórico na produção do espanhol. Ao contrário, enxergavam como uma continuidade.

O início da fase rosa se dá com uma série de pinturas de Madeleine, namorada de Picasso na época. Aos poucos, outros tons passam a compor as obras do artista, além do azul, assim como novos temas.

O que persiste em sua produção é melancolia.

Um dos marcos deste período é a obra “ Mulher com um corvo” de 1904. A composição se forma entre contrastes e oposições de formas e cores, como a plumagem do pássaro versus o rosto esmaecido da mulher.

 

Mulher com um corvo – 1904

Picasso passa a registrar também os bastidores dos artistas de rua e do circo. São várias as obras deste período que mostram saltimbancos, acrobatas, arlequins e suas famílias em momentos íntimos.

Acrobata com bola – 1905 – O contraste entre o azul e o rosa dão movimento ao corpo da jovem acrobata que equilibra-se na frente de outro artista circense antes do espetáculo.

Família de acrobatas com macaco – 1905 – Em cena de intimidade entre os artistas, longe dos palcos, Picasso mostra-se mais interessado nas particularidades da vida do que nas representações.

Nu sobre fundo vermelho – 1906 – Qualquer semelhança com o que viria a ser o cubismo, não é mera coincidência.

Picasso explorou também os tons de rosa monocromáticos, e, aos poucos, foi concentrando-se nos corpos femininos.

São novas formas geométricas, ordenações espaciais e contorções que, claramente, mostram o caminho artístico do espanhol que culminaria com uma de suas obras primas  Les Demoiselles d’Avignon, de 1907.


AS IMAGENS E OBRAS ESTÃO NO LINK ABAIXO:

Pablo Picasso antes do Cubismo | Azul e Rosa (citaliarestauro.com)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALTO DO MOURA: É CONSIDERADO, PELA UNESCO, O MAIOR CENTRO DE ARTE FIGURATIVA DAS AMÉRICAS.

ESCOLAS DE SAMBA CELEBRAM ARTES E PAUTAS SOCIAIS NO CARNAVAL DE 2024.