ARTE E FILOSOFIA - VISITAS VIRTUAIS AO MUSEU!

 

TODA A SUA FAMÍLIA PODE APROVEITAR ESSAS VISITAS VIRTUAIS AO MUSEU DO SOFÁ

LINK: Toda a sua família pode aproveitar essas visitas virtuais ao museu do sofá (procurarencontrar.com)

Por Kate BoveÚltima Atualização 24 de novembro de 2021

Photo Courtesy: Cindy Ord/Getty Images

Em 2011, o Google começou a usar sua tecnologia Street View para trazer experiências de museu para sua casa. Esta pode ser uma ótima maneira de visitar aquele museu que você pretende visitar há anos, ou uma oportunidade de jogar um dardo virtual em um mapa e ser levado para algum lugar surpreendente.

Um blogueiro de artes descreveu a experiência como um pouco desajeitada, observando que “a tecnologia Street View visa uma espécie de sensação geral de admiração - o efeito de um espaço recriado, em vez de seus detalhes”. Se você procura detalhes, convém estar preparado para usar essa tecnologia como ponto de partida para uma pesquisa mais profunda por conta própria. Mas se você procura ambiente, esta pode ser uma ótima maneira de passar algumas horas - estamos encantados com a ideia de nos aconchegar no sofá em um dia chuvoso para passear por um museu distante.

E o Google não é a única tecnologia que os museus estão empregando para levar suas obras até você. Alguns criaram seus próprios tours virtuais, experiências de áudio selecionadas ou instalaram câmeras ao vivo em seus espaços. De passeios virtuais a transmissões ao vivo meditativas, aqui estão as maravilhosas obras de arte e exposições que sua família pode desfrutar juntos em uma tarde aconchegante no conforto do seu sofá.

 

Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda

O primeiro da nossa lista é o Museu Van Gogh de Amsterdã, que é, como o nome sugere, dedicado ao influente pintor pós-impressionista holandês. Em pouco mais de uma década, Vincent van Gogh criou cerca de 2.100 obras de arte, incluindo impressionantes 860 pinturas a óleo. Por sua vez, o museu abriga a maior coleção de obras de Van Gogh do mundo, incluindo cerca de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas sob o mesmo teto.

Se você conhece o trabalho de Van Gogh, deve se lembrar de que as pinturas a óleo do artista são conhecidas por sua qualidade quase tátil - pinceladas grossas e visíveis e manchas de tinta que formam os temas e fundos de seu trabalho. Não há nada como ver um Van Gogh pessoalmente, mas este museu fez o possível para proporcionar aos visitantes virtuais uma experiência visceral.

O Museu Van Gogh oferece um passeio robusto e lindamente filmado em 4K por meio de seu canal no YouTube e, em parceria com o Google Arts & Culture, você também pode explorar fotografias de alta resolução das peças da coleção, bem como um passo a passo do Google Street View das galerias do museu.

 

Monterey Bay Aquarium, Monterey, CA, EUA

Hoje em dia, a cidade de Monterey pode imediatamente trazer à mente agora icônicos .gifs de Laura Dern, Reese Witherspoon and Co. interpretando as mães deliciosamente dramáticas de Big Little Lies da HBO , mas a região também é conhecida por sua incrível e pioneira Baía de Monterey Aquário. Quando foi inaugurado em 1984, o aquário foi o primeiro de seu tipo a manter uma floresta viva de algas.

Ao longo da história do aquário, os biólogos que lideram os esforços de pesquisa e conservação da organização ganharam muitos “primeiros”. Eles foram os pioneiros na criação de animais de água-viva; conseguiu reabilitar um grande tubarão branco; e, em 1999, iniciou a Seafood Watch, uma lista consultiva que tornou a indústria mais sustentável. A cada ano, 2 milhões de visitantes visitam as lontras marinhas, pássaros e outras formas de vida aquática que chamam o aquário de lar.

Depois de fechar pela primeira vez em resposta à pandemia, o Monterey Bay Aquarium começou a oferecer muita alegria na forma de 10 câmeras de transmissão ao vivo diferentes, posicionadas em toda a instalação. Dê uma olhada nas adoráveis​​lontras marinhas, na lendária floresta de algas e no deslumbrante recife de coral, ou se você realmente precisa relaxar, confira a hipnotizante meditação guiada com as geléias. Você também pode assistir a alimentação narrada das várias criaturas marinhas em diferentes momentos da semana.

 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo, Brasil

O MASP, primeiro museu moderno do Brasil, foi projetado por Lina Bo Bardi e é considerado um marco da arquitetura do século XX. Embora o prédio em si seja lindo, talvez a característica mais marcante do museu seja a maneira como ele exibe sua coleção de 8.000 obras. Em vez de pendurar quadros em paredes brancas, Bardi introduziu os radicais “cavaletes de cristal” como forma de expor as obras.

Esses cavaletes transparentes abrem o espaço de forma única, refletindo a natureza fluida dos espaços das galerias e a forma como oferecem infinitas possibilidades para explorar e compreender a arte. Segundo o MASP, os cavaletes também apontam para a “dessacralização das obras, tornando-as mais familiares ao público”.

Outro elemento interessante do design da galeria. As obras não estão organizadas de acordo com a cronologia típica da história da arte — não há um caminho definido, não há demarcação de escolas ou movimentos. Em vez disso, você é encorajado a encontrar seu próprio caminho e construir diálogos entre obras de arte que, de outra forma, nunca seriam arranjadas lado a lado. Desnecessário dizer que isso torna o passeio virtual pelo MASP ainda mais intrigante – e muito menos desajeitado do que os passeios oferecidos por outros museus.

 

Museu d'Orsay, Paris, França

Claro, você poderia gastar seu tempo dando um passeio virtual pelo Louvre - lar da famosa Mona Lisa - mas para uma experiência muito mais relaxante, recomendamos trocar um site parisiense por outro. Embora seja um pouco menos conhecido do que o Louvre para o turista médio, o Musée d'Orsay é um dos maiores museus de arte da Europa, recebendo aproximadamente 3,6 milhões de visitantes por ano.

O melhor de tudo é que é especializado em impressionistas - quem não ama os impressionistas. – e obras-primas pós-impressionistas. De pesos pesados ​​como Monet e Manet a pintores amados como Degas, Renoir, Cézanne, Seurat e Gauguin, os salões do museu são uma história da arte Mad Libs - bem, sem as respostas da piada. Visitar o museu em sua página do Google Arts & Culture é uma espécie de alívio. Os impressionistas encontraram seus temas nas aparentes minúcias da vida cotidiana - sim, normalidade. Melhor ainda, as paletas de cores tendem a ser suaves e pastéis, criando uma sensação de serenidade para o espectador. Resumindo, é comida de conforto visual.

 

Museu Nacional de História da Mulher, Alexandria, VA, EUA

Mesmo que muitas de nós fiquem dentro de casa o máximo possível, especialmente durante as férias de inverno, ainda podemos celebrar a história das mulheres em nossas casas - e podemos fazê-lo em grande estilo, graças ao Museu Nacional de História da Mulher. Esta instituição com sede na Virgínia “busca honrar as vidas e legados de todas as mulheres, vivas e mortas” e “explorar as histórias de mulheres cujas contribuições enriqueceram nossas vidas”.

De histórias orais dedicadas a figuras conhecidas como Rosie the Riveter a extensas biografias sobre heróis desconhecidos da história - como a sufragista e ativista Mabel Ping-Hua Lee, a primeira mulher chinesa a receber um PhD em economia - o robusto site do museu tem de tudo . Além disso, possui algumas ótimas “Exposições Online”. Seja sobre mulheres que trabalham na NASA, competindo nas Olimpíadas ou marchando pelos direitos civis, cada exibição virtual apresenta fotos históricas de alta qualidade, “texto de parede” completo e cronogramas interativos.

 

The Walt Disney Family Museum, San Francisco, CA, EUA

Você não precisa viajar para Anaheim ou Orlando para experimentar um pouco da magia da Disney durante as férias. Na verdade, mesmo em condições normais de negócios, você não precisa ir até nenhum desses locais para sua dose de Disney. Seja você um cinéfilo, um amante da animação, um entusiasta da história ou apenas um grande fã da Disney, o The Walt Disney Family Museum em San Francisco é uma instituição imperdível.

Não afiliado à Walt Disney Company, o museu foi fundado pela falecida filha de Walt, Diane Disney Miller, e seu filho e co-fundador, Walter Miller. Através de uma infinidade de galerias interativas, o The Walt Disney Family Museum traça a história da vida de Walt (1901-1966), desde seus dias como aspirante a cineasta sem dinheiro em Kansas City até tempos de incrível sucesso, incluindo a estréia do revolucionário Oscar vencedora Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e a construção da sempre inovadora Disneylândia.

O Walt Disney Family Museum oferece bastante conteúdo para visitantes virtuais. Interessado em compartilhar seus dois centavos. Confira a conta do museu no Twitter para curiosidades diárias sobre a Disney. Em vez disso, deixe outra pessoa falar (a maior parte). Visite a página do Facebook para ver demonstrações de animação e palestras ao vivo. Ou confira o site principal para histórias virtuais, palestras e workshops.

 

Museu de Arte Moderna (MoMA), Nova York, NY, EUA

Localizado no centro de Manhattan, o Museu de Arte Moderna (MoMA) é um dos maiores e mais importantes museus do mundo graças à sua incrível coleção de arte moderna e contemporânea. Com uma biblioteca de mais de 300.000 livros e catálogos, mais de 1.000 periódicos e mais de 40.000 itens efêmeros relacionados a artistas, é também a principal fonte de tudo sobre a história da arte moderna.

Entre 2,8 milhões e 3,1 milhões de visitantes visitam a cada ano para ver as obras icônicas do MoMA. Alguns dos maiores sucessos da instituição incluem o amado The Starry Night, de Vincent van Gogh; A descoberta cubista de Pablo Picasso , Les Demoiselles d'Avignon ; o tríptico Nenúfares de Claude Monet; a Dança cinética de Henri Matisse (I) ; e a sensação pop-art de Andy Warhol , Campbell's Soup Cans , entre muitos, muitos outros.

O MoMA apresenta a maior parte de sua coleção on-line, com fotografias incrivelmente de alta resolução, permitindo que os espectadores absorvam alguns detalhes digitalizados. Um obstáculo com a arte moderna é que, muitas vezes, o frequentador médio do museu não a considera acessível. Por esse motivo, recomendamos emparelhar sua visita virtual com os tours de áudio do MoMA para uma visão aprovada pelo curador de tudo, desde os destaques do museu até o design do edifício.

 

Museu Smithsonian de História Natural, Washington, DC, EUA

Enquanto a maioria dos outros museus da nossa lista depende do Google Arts & Culture para seus passeios virtuais “boots on the ground”, o Smithsonian Museum of Natural History construiu seu próprio tour baseado em site bastante robusto. O tour virtual do museu permite que os visitantes experimentem passeios autoguiados, sala por sala - sem necessidade de viagens de férias.

A viagem entre as galerias é fácil. Quer deixar de lado os cangurus taxidermizados e dar uma olhada em alguns fósseis de dinossauros. Basta clicar nas setas azuis na tela para passar pelas portas. Se você estiver interessado no sarcófago de uma múmia ou no crânio de um Neandertal, sinta-se à vontade para clicar no ícone da câmera para obter visualizações de perto e pessoais. O Smithsonian não apenas oferece passeios pelas exposições atuais de história natural, mas também permite que os visitantes virtuais embarquem em passeios pelas exposições que surgiram e desapareceram. Para encurtar a história, com todo esse conteúdo, você pode nunca mais sair do sofá.

 

The J. Paul Getty Museum, Los Angeles, CA, EUA

O J. Paul Getty Museum - também conhecido como The Getty - é um museu de arte com dois campus localizado no sul da Califórnia. Em 2016, o museu recebeu mais de 2 milhões de visitantes e, embora a galeria não vá adicionar mais visitantes ao número de visitantes de 2020, você ainda pode ter uma amostra do que o Getty tem a oferecer no conforto da sua sala de estar.

O Getty Villa, localizado na pitoresca Malibu, abriga uma coleção de cerca de 44.000 antiguidades gregas, romanas e etruscas que datam de 6.500 aC a 400 dC Mais abaixo na costa, no bairro de Brentwood em Los Angeles, o Getty Center é um museu no topo de uma colina que abriga Pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, peças de artes decorativas e manuscritos europeus. De acordo com o Getty, seus locais abrigam mais de 6.000 anos de arte, todos acessíveis com o clique de um botão, graças a orientações detalhadas e galerias virtuais na página Google Arts & Culture da instituição.

 

Galeria Uffizi, Florença, Itália

Ao catalogar a história por meio da arte, cidades italianas como Florença, Veneza e Roma nos lembram da resiliência da humanidade, mesmo em tempos de desespero. Não há dúvida de que a Galeria Uffizi, um dos espaços de arte mais visitados do país, é um desses lembretes.

A galeria é famosa em todo o mundo por sua coleção de esculturas e bustos antigos adquiridos pela proeminente família Medici, bem como por suas obras-primas renascentistas. Graças ao Google Arts & Culture, você pode estudar obras de Michelangelo, Botticelli, Caravaggio e muito mais e até mesmo dar um passeio virtual pelo prédio de dois andares - enquanto mastiga uma caçarola de batata-doce e peru.

 

The Metropolitan Museum of Art, Nova York, NY, EUA

Segundo o Metropolitan Museum of Art (The Met), quando foi fundado, em 1870, a instituição não possuía uma única obra de arte no início. Agora, a coleção do Met aumentou, representando “mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo – desde as primeiras cidades do mundo antigo até as obras de nosso tempo”. Embora ir pessoalmente ao The Met possa ser uma experiência avassaladora - é difícil saber por onde começar. - a versão online da coleção é igualmente formidável - da melhor maneira, é claro.

Se você estiver interessado em algo que se aproxime de uma experiência de passeio virtual, verifique a página Google Arts & Culture do The Met, que permite aos visitantes do Google Street View percorrer as imensas galerias. Isso funciona muito bem para instalações de grande escala, como salas de época ou o Templo de Dendur (foto), mas se você estiver mais interessado em observar as pinturas do museu, clique na página de obras de arte de acesso aberto do Met , onde você pode navegar, baixar e compartilhar mais de 406.000 imagens de alta resolução de obras de domínio público da coleção.

Procurando adicionar algum contexto a toda essa arte. Brinque com a inovadora linha do tempo da história da arte Heilbrunn do museu, que permite que você examine mais de 8.000 obras apenas rolando. Se estiver interessado em um determinado período, região ou tema, você pode classificar a linha do tempo usando os filtros úteis na parte superior. Nunca a história da arte foi tão bacana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALTO DO MOURA: É CONSIDERADO, PELA UNESCO, O MAIOR CENTRO DE ARTE FIGURATIVA DAS AMÉRICAS.

ESCOLAS DE SAMBA CELEBRAM ARTES E PAUTAS SOCIAIS NO CARNAVAL DE 2024.